Formação atual do Van Halen
Na ultima semana, o Van Halen fechou contrato com a Interscope Records para lançar o seu mais novo disco, que de certa forma marca o retorno da formação classica da banda (desfalcada pelo baixista Michael Anthony  que foi substituido por Wolfgang Van Halen que é filho de Eddie)
Em entrevista à Rolling Stone estuadunidense, o ex-vocalista Sammy Hagar fala o que sobre os rumos de sua antiga banda e sua desconfiança de que o novo disco não terá material totalmente inédito, incluindo reciclagem de gravações antigas.
“Ouvi dizer que esse disco é feito de demos antigas de muito tempo atrás. Digo, coisas gravadas até antes de eu ter entrado na banda – mas eu ouvi isso há uns cinco anos. Michael Anthony estava curioso para saber se os vocais dele entrariam no disco. Não acho que é uma má ideia. Bob Seger já fez isso, e os Rolling Stones também. Acho que é uma coisa interessante para fazer na sua velhice, se você não consegue criar coisas novas e de qualidade – ou quando a banda não consegue se dar bem. Porque pelo que eu ouvi, eles não estão trabalhando em material novo. Ed [Van Halen] e Dave [Lee Roth] não escreveram músicas novas realmente. Eles pegaram coisas antigas de sessões anteriores, e aí talvez Dave tenha voltado e acrescentado os vocais, porque eles tinham apenas marcações, ou então nenhum vocal”, explicou.

Hagar ainda aproveitou para comentar o estilo (e a habilidade) de Eddie Van Halen como compositor.
 
“Ed fala de um jeito estranho sobre essas coisas hoje em dia. Ele diz, ‘Eu tenho tanta música! Várias músicas…’ Bem, elas não são realmente canções [risos]. Não são mesmo. Para mim, sempre foi fácil escrever canções com Ed. Ele cria várias partes, e eu tinha as ideias. Eu sugeria notas e ele fazia – e saia coisas incríveis. Mas não era uma coisa em que ele escrevia o instrumental e eu só colocava as letras, como eu faço agora com Joe Satriani. Joe escreve grandes instrumentais. Ed não tem canções. Me desculpe. Eu amo as guitarras desse cara, mas me mostra uma música inteira?” 
.
Outro assunto polêmico da entrevista foi a saída do baixista Michael Anthony, que foi substituído por Wolfgang Van Halen, filho adolescente de Eddie.
“Não fiquei incomodado quando eles me expulsaram da banda. Eu sou um artista solo, posso começar uma nova banda. Mas Mike? Ele é o cara mais leal, e um dos melhores baixistas do mundo – e melhor backing vocal. Os vocais dele são muito parte do Van Halen. Quando expulsaram ele, pensei ‘POR QUE? Isso é tão errado’. Depois eles voltaram com o Dave – finalmente! – mas mandaram ele embora antes. (…) Eddie poderia ter feito um ábum solo com o Wolfie. Ele poderia ter feito a produção e feito uma turnê com ele. Poderia ter feito tantas coisas diferentes. Não precisava ter colocado Wolfie como o baixista do Van Halen”, desabafou.
Por enquanto, não há notícias oficiais do novo álbum do Van Halen, cuja formação atual conta com os irmãos Eddie e Alex Van Halen, David Lee Roth e Wolfgang Van Halen.

Fonte:  Omelete