Por Jaisson Limeira | Em 22/09/12 | Fonte: Skynyrd Nation Brasil | Whiplash

Em recente entrevista para a CNN, Gary Rossington deu uma declaração um tanto quanto polêmica envolvendo a bandeira dos confederados. Para Gary, a bandeira ficou associada à conotação racista e ofensiva.


“Através dos anos, pessoas como a KKK (Ku Klux Klan) e skinheads adotaram a bandeira Dixie, afastando-a de sua tradição e do patrimônio dos soldados, que é o que era”, disse Rossington. “Nós não queremos passar isso para os nossos fãs” completou.

Após a entrevista, muito fãs se sentiram ofendidos com a declaração, e começaram uma enxurrada de postagens no facebook do Lynyrd Skynyrd, condenando a posição de Gary. Muitos acharam que a banda tomaria um rumo politicamente correto, após utilizar a bandeira por mais de 40 anos, e abandonaria o símbolo histórico no qual a bandeira está inserida.
Em comunicado oficial no facebook, Gary Rossington explicou:

“Eu gostaria de esclarecer o debate sobre a Bandeira dos Confederados que houve na nossa recente entrevista à CNN. Eu, os membros do passado e do presente (que somos do Sul), estamos todos orgulhosos de nossa herança e de sermos do Sul. Nós sabemos o que a Dixie Flag [Bandeira dos Confederados] representa e sua herança; a Guerra Civil foi travada pelos direitos do EUA. Nós ainda utilizamos a Bandeira dos Confederados (Rebelde) no palco a cada noite em nossos shows, nós somos e sempre seremos uma Banda de Rock do Sul da América, em primeiro lugar. Nós também usamos a bandeira do Estado do Alabama e a bandeira Americana, pois ao final do dia, somos todos Americanos.
Eu só dei a minha opinião de que a Bandeira dos Confederados, às vezes, era injustamente utilizada como símbolo por vários grupos de ódio, o que é uma coisa que não apoiamos. A Bandeira dos Confederados significa uma coisa melhor para nós, Herança e não ódio…”