O Neurotic Outsiders foi um supergrupo de rock formado no início dos anos 90 que contou com membros de algumas das bandas mais icônicas do punk e do hard rock da época. O grupo incluía Steve Jones, do Sex Pistols, Duff McKagan e Matt Sorum, do Guns N’ Roses, e John Taylor, do Duran Duran.

A banda foi formada em Los Angeles, em 1995, durante uma jam session entre Jones, McKagan e Sorum. Taylor se juntou ao grupo logo depois, e o Neurotic Outsiders nasceu. O quarteto lançou seu primeiro álbum homônimo em 1996, que foi bem recebido pela crítica e pelos fãs.

O som do Neurotic Outsiders era uma mistura de punk rock e hard rock, com influências de outras bandas clássicas dos anos 70 e 80. As letras das músicas tratavam de temas como amor, drogas, vida na estrada e outros assuntos relacionados ao estilo de vida rock and roll.

Além do álbum de estreia, o Neurotic Outsiders também lançou um EP intitulado “Angelina” em 1997, e realizou algumas apresentações ao vivo nos Estados Unidos e na Europa. No entanto, a banda nunca alcançou o sucesso comercial esperado, e acabou se separando em 1997.

Apesar de sua curta existência, o Neurotic Outsiders deixou uma marca na história do rock. Alguns de seus membros continuaram a trabalhar juntos em outros projetos, como o Velvet Revolver, que contou com Duff McKagan e Matt Sorum, e Jonesy’s Jukebox, o programa de rádio apresentado por Steve Jones.

Hoje em dia, o Neurotic Outsiders é lembrado como um dos supergrupos mais importantes dos anos 90, e seu legado continua a inspirar novas gerações de músicos em todo o mundo. A reedição de seu álbum de estreia em 2022 é uma prova do impacto duradouro que a banda teve na cena do rock.

Uma das curiosidades sobre o Neurotic Outsiders é que o grupo fazia shows semanais na famosa casa de shows Viper Room, em Los Angeles (Estados Unidos). As apresentações aconteciam todas as segundas-feiras e contavam com convidados especiais, como Iggy Pop e Billy Idol.

Segundo John Taylor, a ideia de fazer uma residência semanal foi muito importante para o desenvolvimento da banda. “Sempre digo às crianças, ‘quando está começando, tente fazer uma residência.’ Quando você toca no mesmo palco, todas as segundas por um mês, todas as sextas por dois meses, você realmente começa a ajustar as coisas. Você faz um show e tem sete dias para reiniciar, isso te faz seguir em frente”, afirmou.

Para Taylor, a experiência de fazer shows regulares na Viper Room foi uma das mais marcantes de sua carreira. “Eu amava a ideia… E, sim, nós tínhamos convidados tocando músicas do Pistols e Duran. Iggy Pop cantou conosco, Billy Idol, foi fantástico. Foi como o mundo para mim, como Deus na minha vida”, disse o guitarrista em tom saudoso.

Apesar de sua curta existência, o Neurotic Outsiders deixou uma marca na história do rock, e suas apresentações na Viper Room são lembradas até hoje como momentos memoráveis da cena musical dos anos 90. A residência semanal na casa de shows ajudou a moldar a identidade da banda e a consolidar sua reputação como um dos supergrupos mais importantes da época.