No início deste mês, o DREAM THEATER iniciou oficialmente o trabalho em seu décimo sexto álbum de estúdio. O próximo trabalho marcará o primeiro LP da lenda do metal progressivo desde o retorno do baterista cofundador Mike Portnoy em outubro passado.

Portnoy co-fundou o DREAM THEATER em 1985 com o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung. Mike participou de 10 álbuns do DREAM THEATER ao longo de um período de 20 anos, desde “When Dream And Day Unite” de 1989 até “Black Clouds & Silver Linings” de 2009, antes de sair do grupo em 2010.

Mais cedo hoje (quinta-feira, 15 de fevereiro), Portnoy compartilhou uma nova foto do estúdio, com a legenda: “Segunda semana no estúdio com DT correndo maravilhosamente! Os ânimos e vibrações estão incríveis e a criatividade está fluindo… #DreamTheater2024 #DT16”.

No mês passado, Petrucci disse ao editor-chefe do GuitarWorld.com, Michael Astley-Brown, que ele e seus colegas de banda do DREAM THEATER estavam “ansiosos” para trabalhar em novas músicas.

“É realmente empolgante tê-lo [Portnoy] de volta à banda”, disse John. “Nós começamos a banda juntos. Falei [mais cedo na entrevista] sobre ter 18 anos na Berklee [College Of Music]; foi lá que nos conhecemos. E somos amigos desde então. Então, tê-lo de volta à banda é realmente especial para todos nós. Sei que ele também está muito empolgado.

“Ainda não começamos [a trabalhar em novas músicas]. Ainda não escrevemos uma nota sequer, mas tenho certeza de que quando nos reunirmos, vai ser como nos velhos tempos. Então, estou realmente ansioso para fazer isso e mergulhar de cabeça.”