Perry Farrell, vocalista do Jane’s Addiction, está se afastando temporariamente da música para cuidar de sua saúde, após um incidente ocorrido durante um show recente da banda. A informação foi compartilhada por sua esposa, Etty Lau Farrell, em uma atualização nas redes sociais.

No sábado, 21 de setembro, Etty falou sobre o estado do cantor, de 65 anos, após o desentendimento no palco com o guitarrista Dave Navarro, que aconteceu no show de Boston, em 13 de setembro.

“Como vocês sabem, Perry é uma das pessoas mais gentis que existem. Estamos tão surpresos quanto vocês com o que aconteceu, mas é importante entender que ele foi levado ao seu limite… Por isso, pedimos desculpas”, escreveu Etty no Instagram. “Estamos tirando um tempo para refletir e nos curar. Perry já tem consultas marcadas com um otorrinolaringologista e um neurologista. Para quem conhece e ama Perry, não há necessidade de dar ouvidos às falsas narrativas por aí. Nossas almas sabem a verdade.”

Logo após o ocorrido, Etty também tentou esclarecer um pouco mais sobre o que poderia ter provocado o surto de Farrell.

“Havia muita tensão entre os membros da banda… A química que sempre os tornou tão dinâmicos ainda estava lá, mas o clima estava pesado”, explicou. “A frustração de Perry vinha crescendo noite após noite. Ele sentia que o volume no palco estava alto demais e que sua voz estava sendo abafada. Ele estava lidando com zumbido nos ouvidos e dor de garganta constantes. Quando o público da primeira fila começou a reclamar e xingá-lo, dizendo que não conseguiam ouvi-lo por causa do som da banda, Perry não aguentou.”

Após o incidente, Dave Navarro, o baterista Stephen Perkins e o baixista Eric Avery divulgaram um comunicado conjunto, pedindo desculpas aos fãs e anunciando o cancelamento da turnê — a primeira com a formação original em 14 anos — além de uma pausa por tempo indeterminado.

“Devido a um padrão contínuo de comportamento e às dificuldades de saúde mental do nosso vocalista, Perry Farrell, decidimos que não temos escolha a não ser interromper a turnê nos EUA”, disseram os membros no Instagram.

Farrell também se desculpou com seus companheiros de banda em um comunicado publicado pela Billboard.

“Este fim de semana foi incrivelmente difícil e, após refletir, sinto que é necessário pedir desculpas aos meus colegas, especialmente Dave Navarro, aos fãs, à minha família e aos amigos pelas minhas ações no show de sexta-feira”, disse Farrell. “Infelizmente, cheguei ao meu limite, o que resultou em um comportamento inaceitável, e assumo total responsabilidade por como lidei com a situação.”

Em vídeos gravados por fãs, Perry Farrell aparece irritado, avançando contra Navarro, empurrando o guitarrista e o atingindo no peito, até ser contido e retirado do palco.