Neste especial, vamos contar a ligação entre duas das minhas maiores paixões (e possivelmente das suas): rock e video game, indo muito além de títulos recentes.

O primeiro “crossover” entre uma banda de rock e um videogame aconteceu em 1978 com a criação de um Pinball personalizado da banda Kiss. As máquinas de Pinball da banda fizeram tanto sucesso que, no ano de 2001, ganharam uma versão para o PSONE.

 

 

Nossa próxima história será sobre a primeira aparição de Slash em um game. Não estamos falando do Guitar Hero 3! Estamos falando do game “FINAL FIGHT”, onde Slash é um vilão e tem como companheiro nada mais, nada menos que Axl. O jogo foi lançado em 1989 e é considerado até hoje um dos jogos de luta mais clássicos de todos os tempos.

O próximo clássico do qual vamos falar é o game de corrida Rock & Roll Racing. A trilha sonora do jogo conta com músicas de bandas como Black Sabbath, Deep Purple, entre outras. O jogo foi lançado em 1993 para Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy Advance.

 

Mais tarde, em 1998, podemos encontrar o jogo de luta mais “rock” de todos os tempos: Guilty Gear. Ao longo da sua série, o jogo faz várias referências ao rock, como em músicas e personagens do jogo, ataques especiais e assim por diante. Por exemplo, o personagem Axl Low é denominado por causa de Axl Rose (carregando uma semelhança que lembra muito o representante do Guns n’ Roses), enquanto o ataque especial de Millia Rage, Iron Maiden, é denominado por causa da banda de mesmo nome. O personagem Potemkin era prisioneiro em uma ilha flutuante chamada Zeppe, que é um zepelim de chumbo igual ao da banda Led Zeppelin. Em particular, o jogo inclui inúmeras referências à banda Queen, a banda favorita do criador de Guilty Gear, Daisuke Ishiwatari. Ishiwatari originalmente dublou Sol Badguy (cujo nome real é Frederick, por causa do líder vocal Freddie Mercury), um personagem principal no jogo que o manual descreve como um fã ávido de Queen. O nome “Badguy” é uma referência ao apelido de Freddie Mercury, Mr. Bad Guy.

Em 1999, outro personagem foi criado inspirado no rock, ou melhor, no heavy metal, e pela primeira vez não era um artista homenageado, e sim o mascote da banda britânica Iron Maiden. O game “ED HUNTER THE VIDEOGAME” narra a história de um jornalista e investigador freelancer. O jogo se inicia em seu escritório e você recebe uma proposta para ir atrás de uma “pessoa”, na qual deve procurar até no fim do mundo se for necessário. As fases do jogo são inspiradas em canções da banda: London’s East End (‘Iron Maiden’& ‘Killers’), Manicômio (‘Piece of Mind’), Inferno (‘The Number of the Beast’), Cemitério (‘Live After Death’), Pirâmides Egípcias (‘Powerslave’), o Futuro (‘Somewhere in Time’) e Paisagem Apocalíptica (‘Virtual XI’). Quem comprasse o jogo ganhava de brinde dois CDs da banda com um “Top 20” votado pelos fãs na página oficial da banda.

 

Em 2005, foi lançado o primeiro Guitar Hero. O jogo provavelmente foi o mais marcante em termos de rock. Os produtores do jogo não imaginavam o sucesso que ele faria. A maioria das músicas não era cantada pelo vocalista original. A franquia cresceu tanto que alguns artistas reais, como Slash e Kurt Cobain, foram transportados para o jogo.

Além das aparições de artistas, também foram lançados Guitar Heroes com temática de bandas como Aerosmith, Van Halen e Metallica. O principal game concorrente do Guitar Hero é o Rock Band, que inclusive já lançou uma expansão em homenagem à banda australiana AC/DC